7 dicas para evitar erros no despacho aduaneiro

O desembaraço aduaneiro é um processo obrigatório para exportação e importação de qualquer mercadoria, mesmo que a empresa se beneficie de impostos estaduais ou federais (ICMS). E muitos empresários podem sofrer com problemas durante esse processo.

Mas, com alguns cuidados, é possível garantir eficiência nessa etapa do comércio internacional!

Para que você passe pelo despacho aduaneiro da melhor maneira possível, sem atrasos ou imprevistos, reunimos neste artigo sete dicas que podem ajudar você nesse momento. Confira!

7 dicas para evitar problemas no despacho aduaneiro

Evitar problemas durante o despacho aduaneiro é essencial! Isso porque ele é fundamental para agilizar o desembaraço da carga.

Apesar de ser um processo burocrático, as dicas a seguir podem evitar muitos problemas e erros durante o processo. 

Então, continue lendo este artigo e conheça, a seguir, sete dicas para evitar erros e problemas no despacho aduaneiro, para que a sua mercadoria entre no canal verde e seja despachada sem problemas.

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1. Cuide de toda a documentação necessária para o desembaraço aduaneiro

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas se esquecem de preparar todos os documentos obrigatórios antes de enviar suas mercadorias para o exterior. Além disso, geralmente elas acreditam que a papelada do desembaraço aduaneiro é a mesma no mundo inteiro. Assim, ignoram o fato de que pode haver regulamentações específicas de cada país. 

Um conselho que podemos dar é sempre verificar os documentos necessários com a alfândega do país para o qual você está enviando mercadorias.

2. Forneça uma descrição precisa das mercadorias em sua fatura comercial

Fornecer descrições de mercadorias imprecisas ou incompletas na fatura comercial é uma das principais razões para atrasos no despacho. Essa é uma questão crítica, especialmente para empresas de comércio eletrônico.

Informações insuficientes sobre uma descrição apropriada das mercadorias faz com que os despachantes aduaneiros não consigam classificar as mercadorias, e os embarques sejam atrasados ​​ou retidos pelas autoridades alfandegárias. 

3. Declare o valor correto de suas mercadorias às autoridades alfandegárias

O valor declarado é outro elemento fundamental para o desembaraço aduaneiro. A alfândega o utiliza para liberar suas mercadorias e determinar as taxas e os impostos. E cada país tem suas próprias regras sobre como implementar esses princípios. 

O valor declarado corresponde ao valor de transação das mercadorias importadas. Se você subestimar suas mercadorias, pagará juros, terá risco de receber uma multa ou as autoridades alfandegárias poderão apreender suas mercadorias. 

Para garantir que seus clientes recebam seus pacotes no prazo, lembre-se sempre de fornecer informações corretas para a alfândega calcular as taxas. 

4. Indique os motivos do seu envio na declaração alfandegária

O motivo do envio deve ser indicado na sua fatura comercial. Ao selecionar a opção que melhor reflete sua remessa, você reduz o risco de atraso na alfândega. 

Essa informação também ajuda as autoridades alfandegárias a avaliar se suas mercadorias são elegíveis para procedimentos alfandegários especiais ou taxas alfandegárias mais baixas.

Além disso, você pode se beneficiar de taxas de imposto preferenciais em certos casos. Se você não incluir o motivo do envio, há risco de ter atraso ou pagar taxas alfandegárias mais altas do que o necessário.

E quais podem ser os motivos para o envio de mercadorias? 

Existem, na prática, muitos tipos diferentes de exportações. Elas podem ser permanentes (o que significa que as mercadorias não devem ser importadas de volta ao seu país de origem) ou temporárias (por exemplo, se os itens forem importados para uma feira ou exposição).

Você também pode exportar mercadorias para reparo ou teste e, nesse caso, as mercadorias podem ser importadas com isenção de impostos.

5. Verifique se são necessários documentos adicionais no processo de desembaraço aduaneiro

Alguns documentos, como a fatura comercial e o documento de acompanhamento do transporte, são obrigatórios para toda venda internacional. Algumas remessas, no entanto, exigem documentos especiais, principalmente quando você envia itens restritos ou estritamente regulamentados.

6. Lembre-se de que todos os países têm regras e práticas diferentes

O comércio internacional é regulado por tratados e convenções multilaterais. Podemos citar, por exemplo, o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), administrado pela Organização Mundial do Comércio, que supervisiona o comércio internacional. 

Como cada país possui suas especificidades, é necessário que você esteja ciente de todas elas antes de realizar qualquer operação.

7. Conte com uma consultoria personalizada para sua necessidade 

Como vimos, para evitar atrasos no desembaraço aduaneiro, você precisa fornecer informações corretas e estar ciente das sutilezas específicas de cada país. Quando você administra uma empresa e despacha suas mercadorias para o exterior, acompanhar todos esses requisitos é uma tarefa complexa.

E se você atribuir o código errado às suas mercadorias? E se o imposto avaliado não estiver correto? E se a alfândega apreender suas mercadorias? 

Por isso, se você quer realizar o despacho aduaneiro sem ter problemas, entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções contábeis para sua empresa!

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